Coaching


O QUE É COACHING ?

A base metodológica do Coaching são os ensinamentos do filósofo Sócrates(427-347 a.C), que caracterizava um processo dialético ou maiêutico de ajudar os seus discípulos a encontrar respostas, e não dando as soluções prontas para eles.

A origem da palavra “Coach” á atribuída ao termo húngaro “kocsi” – que se refere a um tipo de carruagem utiliza para transportar as pessoas de um lugar a outro, e sofreu adaptações para outros países:

Na língua alemã para “kutsche”;
Na língua francesa para “coache”;
Na língua espanhola para “coche”;
Na língua inglesa para “coach”;

Como uma das palavras mais usadas no mundo contemporâneo, Coach, literalmente significa “carruagem” e, por associação, “transporte”. Etimologicamente o Coach (profissional formado e apto a conduzir processos em Coaching) de dirige ou conduz alguém de um lugar para outro e, por extensão o treinador – especialmente no campo esportivo – conduz a um atleta ou uma equipe para desenvolver o seu potencial ao seu máximo desempenho.

Coaching é compreendido como um conjunto de conversas que potencializa e oportuniza uma pessoa (ou uma equipe) a atuar na direção de seus desejos, ambições ou metas. Está conversa ocorre no chamado processo de Coaching – ou encontro entre o Coach e o Coachee, partindo de uma dinâmica de análise-reflexão e meta/objetivo-ação.

Entre muitas definições do termo, Coaching consiste num processo de co-criação de novas possibilidades, facilitando a tomada de consciência, a identificação de potencial, a obtenção ou reforço da auto-estima, a definição de objetivos, a elaboração e monitorização de planos de ação para a performance.

Esta definição apresentada reforça o caráter de ajuda dada por alguém (Coach) a outra pessoa – o cliente (Coachee), visando auxiliá-lo em algo -objeto do Coaching.

 

ATENDIMENTOS

Os atendimentos em Coaching são realizados individualmente ou nas organizações, na modalidade pessoalmente, ou por videoconferência.

Mantenha contato com a tear um dos canais indicados para agendar um atendimento individual e gratuito, para saber mais sobre o Processo de Coaching e como ele pode ajudar a mudar sua vida.

Líder-Coach

Liderança envolve lidar diretamente com pessoas e relacionamentos estabelecidos, que em conjunto compartilham desafios, problemas e conflitos. O conceito de liderança está associado à presença de pelo menos dois agentes ou sujeitos: a pessoa que lidera ou influencia e os liderados ou pessoas que recebem esta influência.

Criar e inspirar uma visão de futuro – estado representado por uma direção e indicando um caminho a seguir, tornou-se um desafio para os líderes contemporâneos. Muitas são as alternativas e opções, há uma gama impensada de mercados, produtos e serviços que demandam novas tecnologias e forma de se pensar as coisas, que exigem uma postura atuante do líder identificando um caminho que a organização deve perseguir.

O estilo de liderança praticado pelo líder – incluindo seu carisma, capacidade de influenciar, seus valores e princípios, cria um ambiente propício para o comprometimento, para a consecução das atividades e para o desenvolvimento individual dos membros da organização. As organizações sempre estiveram em busca de líderes visionários, motivacionais e capazes de efetivar as estratégias, preservando ou aumentando os resultados com o menor custo possível.

No cenário atual de globalização, alta competitividade, sustentabilidade, e responsabilidade social e fiscal, as empresas estão voltando sua atenção para líderes que multifacetados que correspondam às expectativas financeiras e mercadológicas, más também que sejam capazes de gerir as pessoas, mantendo-as coesas e alinhadas à organização. Neste contexto, o Coaching surge como uma possibilidade de auxiliar o líder a olhar para a organização e influenciar as pessoas com uma postura educadora que valoriza a ação transformadora do indivíduo, despertando seu potencial e valorizando seus pontos fortes, ao invés de concentrar-se nas ausências e nos erros, substituindo o comando e as ordens pelas conversas de aprendizagem.

Após passar por um processo ou formação em Coaching – pré-requisito para o exercício da liderança-coach, o líder ou candidato a líder precisa resgatar os conceitos aprendidos, transformá-los em novas competências e aplicá-los na forma de auto-coaching – coaching realizado em si mesmo, com a finalidade aprimorar seu desempenho pessoal.